MENTORIA E COACHING DE EQUIPES: DESENVOLVIMENTO TAILOR-MADE

MENTORIA E COACHING DE EQUIPES: DESENVOLVIMENTO TAILOR-MADE

Estou iniciando uma série de artigos para falar sobre o curso de MBA em Liderança, gestão de equipes e produtividade da PUCRS. O Curso é super atual, foi gravado durante o advento da pandemia e trata assuntos como o futuro do trabalho, o modelo remoto, diversidade, a colaboração e desenvolvimento. Tudo isso em torno da liderança e do protagonismo do liderado.

A proposta aqui não é "dar spoilers", mas apresentar alguns highlights que são discutidos ao longo do curso. Obviamente não pretendo e nem vou detalhar o que é abordado (para isso você terá de se matricular e aproveitar esse curso incrível). Acreditem, vale cada centavo do investimento e caso tenha interesse, fale comigo que compartilho um link para desconto no curso :D

Nesse primeiro artigo vou falar especificamente do módulo MENTORIA E COACHING DE EQUIPES: DESENVOLVIMENTO TAILOR-MADE com os professores Sidnei Oliveira e Daniela Forgiarini Pereira. 

E como já mencionei, mas vale reforçar, minha proposta aqui é apresentar algumas dos principais tópicos e referências apresentadas do curso. Toda referência é pública e o conteúdo é descrito a partir dos meus estudos em cada módulo do curso.

Conceitos

O professor Sidnei trata como podemos usar o questionamento para conquistar novos resultados, discute como perder um potencial pode prejudicar a continuidade de algo que está sendo construído e concluí abordando o modelo do líder na atualidade onde o foco é maior na colaboração e menor no controle. O professor segue falando sobre o líder e como é importante ele compreender a complexidade para conseguir ser assertivo nas decisões, apresenta o conceito de mundo VUCA e como a flexibilidade cognitiva é fundamental para que o líder consiga atuar nesse mundo e concluí falando sobre a importância e benefícios de aumentar maturidade da equipe.

A professora Daniela fundamenta os assuntos abordados tratando assuntos como estilos de aprendizagem, a importância de líderes e empresas se preocuparem com sucessão para garantir a continuidade e concluí abordando a importância do feedback no processo de mentoring e coaching.

Referências

Post no Instagram da Harvard Business Review 

Você realmente está escutando? 

The 5 types of mentors you need in your life

“As estagiárias viraram minhas mentoras” (podcast)

Como sair da inércia no trabalho?

Como conduzir conversas difíceis

Mentoria, uma relação de confiança e disciplina

O poder das conexões

TED William Ury: O caminho entre o “não” e o “sim”

TED Amy Cuddy: A nossa linguagem corporal modela quem somos

TED David Steindl-Rast: Quer ser feliz? Seja grato

TED Shawn Anchor: O Jeito Harvard de ser feliz

TED Dr. Ivan Joseph: The skill of self confidence

TED Susan Cain: O poder dos introvertidos

TED Sheryl Sandberg: Por que temos tão poucas líderes?

TED Rafa Brites: A síndrome da impostora

TED Adam Grant: Você é um doador ou um aproveitador?

TED Lara Boyd: After watching this, your brain will not be the same


Próximo móduloMETODOLOGIAS ÁGEIS(AGILE MANAGEMENT)