O método tríade

Como medir sua produtividade aplicando o método tríade?

Tem algumas semanas que iniciei o MBA em liderança, gestão de equipes e produtividade da PUCRS e uma das disciplinas que mais me chamaram atenção na grade foi a de gestão do tempo. Na disciplina o professor Christian Barbosa fala sobre o método tríade do tempo que defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais. Para que você alcance os resultados esperados, sua rotina deve se concentrar nas atividades importantes e ter o mínimo possível de atividades urgentes e circunstanciais. 
Motivado pelos insights do professor em centralizar, medir a evolução e automatizar, resolvi centralizar as minhas caixas de entrada de tarefas (pessoal e profissional) e medir o quanto eu estava evoluindo no dia a dia enquanto aplicava as dicas do método.

As ferramentas

Utilizei o Google Tasks como Inbox e o Google Sheets para listar as tarefas concluídas e conseguir medir o progresso.

A automação

Uma das dicas que o professor Christian repete no curso, é a importância de usar a tecnologia em nosso favor para conseguirmos medir e perceber se estamos tendo ganhos. E foi ai que lembrei do App Scripts do Google que permite uma infinidade de possibilidades. Então, resolvi integrar o Google Tasks com o Google Sheets para registrar automaticamente as tarefas concluídas. 
Vamos aos passos:
  • Crie uma planilha e abra o App Scripts
  • Crie o scripts para pegar as tarefas concluídas do Google Tasks
  • Crie gráficos como desejar

Agora você terá como avaliar o seu progresso na conclusão de tarefas diariamente. 
Simples assim :)