Como usar a agenda pessoal junto da agenda do trabalho?

Como podemos integrar a agenda pessoal com a do trabalho para garantir que eventos pessoais travem a agenda do trabalho?

Quem acompanha alguns dos meus conteúdos sabe que eu gosto muito da temática produtividade. E recentemente fiquei um pouco mais inspirado por conta das aulas de produtividade do Christian Barbosa

O problema

Durante os frequentes questionamentos que faço: Será que isso toma meu tempo e posso automatizar?, acabei tendo a ideia de resolver um problema que sempre me incomodou: Por mais que eu use meu celular, e tenho as duas agendas sincronizadas no App de agendas do Google, e por mais que eu consiga ver na mesma interface os eventos do trabalho e os eventos pessoais, eu não consigo exibir para as outras pessoas do meu trabalho um evento pessoal para que o horário do trabalho fique bloqueado. Por exemplo, eu marco uma consulta médica e recebo na minha agenda pessoal o invite. Para que eu consiga bloquear o agenda do trabalho e evite que alguém envie também algum compromisso no mesmo horário, eu geralmente colocava no evento pessoal o meu e-mail do trabalho, mas isso é um processo manual e processo manuais são um saco.

A solução

Bom, assim como automatizei com Apps Script do Google a captura de tarefas concluídas para me ajudar a medir minha produtividade, também utilizei para inserir meu e-mail profissional nos invites que recebo na agenda pessoal.

Os passos:


  • Configurar o gatilho (trigger) do evento


Com isso configurado, eu não preciso mais incluir meu e-mail profissional. O Apps Script faz isso por mim: