Como eu conquistei a certificação PSM I

Passos para conquistar a certificação PSM I da Scrum.Org

Esse mês de abril foi bem corrido. Além do curso de CI e CD da 4linux (que recomendo bastante), foi o mês que conquistei a certificação PSM I da scrum.org com nota de 96,3% Essa certificação é classificada como nível intermediário, mas, após seguir os passos abaixo, você vai classificar sentir uma segurança e facilidade extrema no momento da prova.

Material de estudos

Utilizei como fonte de estudos o curso preparatório para a certificação PSM I da TI Exames. O curso possui 18 horas distribuídas em alguns módulos (link do curso). Possui simulados e comentários de aprovados com recomendações de estudo.

Antes de iniciar o curso, resolvi fazer um simulado para entender onde eu estava e o quando eu precisava me dedicar para ter 100% de segurança no dia da prova (e não adiantou, fiquei nervoso do mesmo jeito rsrs). No simulado que fiz, antes de iniciar os estudos, fiquei com 60% (precisa de 85% para ser aprovado). Bom, essa é minha primeira recomendação: Não faça essa cagada etapa. Tentar medir meu conhecimento só serviu para que eu ficasse nervoso até ter finalmente feito a prova e ter sido aprovado. Foi uma estupidez. Eu sou ansioso e isso só piorou as coisas. Então, estude o material da TI Exames antes de fazer qualquer simulado.


Scrum guide

Leia no mínimo uma vez o scrum guide. É um PDF de 19 paginas. Eu li em uma noite, em torno de uma hora você consegue ler ele por completo. Essa etapa é recomendada por muitos que tiraram a certificação. Por mais que muitas das questões sejam situacionais, ou seja, será apresentada uma situação e a partir dos seus estudos você deve indicar qual a melhor resposta para aquela situação (então é normal muitas das questão terem mais de uma alternativa verdadeira - a correta será a que é melhor aplicada na situação em questão).

A leitura do scrum guide permite que você entenda os princípios do scrum e os motivadores, auxiliando para que você não falhe nas questões com mais de uma alternativa verdadeira.


Simulados, simulados e mais simulados

Concluindo o material de estudos e a leitura do scrum guide, é hora de fazer simulados até não querer mais olhar para eles. Uma recomendação que li nos comentários de um dos alunos da TI exames é que eles façam os simulados até atingir uma média de 95% em todos os simulados. Ou seja, a dica aqui é fazer simulados até sua pontuação atingir 95% em todos os simulados

Ah, a scrum.org tem um simulado com 30 questões básicas sobre scrum. Se você não gabaritar esse simulado, nem pense em tentar a certificação.


Anotações

Por fim, após todas as etapas anteriores, eu recomendo fazer anotações. Anote tudo aquilo que errou nos simulados e leia novamente o assunto. Anote também tudo aquilo que tem dúvidas ou que você acredita ir em desencontro com qualquer outro ponto dentro do scrum.

Escrever ajuda a memorizar. Veja como eu fiz: