Casa de ferreiro, espeto de pau - setup de ambiente

Quanta vezes você precisou instalar bibliotecas, frameworks e configurar um ambiente de desenvolvimento?

Esses dias percebi que eu estava configurando um ambiente pela terceira vez (trocando de maquina ou trocando de SO) e percebi que os comandos que executo são quase sempre os mesmos. Então pensei: Porque estou fazendo isso novamente? Obviamente por ser necessário. Mas porque não guardei os passos para rodar todos de uma vez só em uma próxima necessidade?



Antes de mais nada, vale informar que o script está bem básico e simples. A ideia era mostrar que, como desenvolvedores, criamos automações diariamente, mas quase nunca para nós mesmos.

Off-Topic

https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/homem-fica-6-anos-sem-fazer-nada-apos-automatizar-seu-trabalho/59210

Como mencionei no inicio do artigo, eu estava pela terceira vez configurando um ambiente. Esse ambiente que eu estava configurando era algo bem simples: Dart, Flutter e Android SDK. E em meio a essa configuração, achei conveniente criar um script para executar na sequencia esses comandos e evitar que eu tenha que fazer tudo isso novamente (no futuro, caso eu precise).

O projeto

Criei um projeto no GitHub onde coloquei o script que utilizei (e tem muita coisa pra melhorar nele, mas o propósito é apresentar a ideia)

Script: https://github.com/rcelebrone/Setup-Flutter-Environment/blob/main/install.sh