Ambiente de desenvolvimento Kubernetes com minikube

Como montar um ambiente de desenvolvimento Kubernetes usando MiniKube e docker?

Desenvolvimento de sistemas cada vem mais vem fortalecendo a ideia do desacoplamento e eco sistema distribuído. E estar preparado para não ter que explicar o porque na sua maquina funciona, é fundamental para mandar bem no mercado de trabalho.

Lembro de uma época que desenvolvimento e operação era bem separado, ao ponto de os departamentos serem separados e não existir um motivo claro para que fossem no minimo áreas parceiras. Pelo contrário, operação e desenvolvimento eram quase que inimigos, afinal, de um lado tinha o desenvolvedor com 4879538475938 dependências, configurações e bibliotecas instaladas em seu workspace e do outro um ambiente fechado e controlado pelo time de operação onde a grande missão era evitar que o que estava funcionando, deixasse de funcionar.  Vinha então o desenvolvedor com alguma funcionalidade nova, direcionava para operação implementar em produção e BANNN... tudo que funcionava, deixa de funcionar. Enfim, não vou revisitar a história do DevOps. O objetivo não é esse.

Com a evolução da tecnologia e sistemas distribuídos, cada vez mais é necessário mudanças em produção e cada vez mais essa mudança precisa ser rápida, segura e com possibilidade de rollback sem dores de cabeça, ai entra o Kubernetes, mas só podemos trabalhar em um mundo tao dinâmico assim, se tivermos conhecimento de infra estrutura, do contrário, diferente do que era no passado, não é possível dizer que somos desenvolvedores.

...você desenvolve software, mas não sabe de infraestrutura (principalmente cloud)? Vocês não é desenvolvedor... 


Tá, mas e dai? "textão" pra que?

Montei uma "poczinha" esses dias para apresentar como montar um ambiente de desenvolvimento onde você pode ter as mesmas preocupações que a galera daquele time de operações lá do passado tinha, mas bem moderninho, claro. Com isso você consegue replicar problemas como falta de recursos. consumo excessivo de memória, capacidade de escalabilidade, padronização e por ai vai. Não vou deixar nenhum passado a passo aqui pois isso já está no README.MD do projeto (de forma bem objetiva) ;) 

Segue Github: https://github.com/rcelebrone/Kubernetes-Setup-Sample