Você está usando cache errado

Quando devo usar cache em minha aplicações?


Os problemas onde uma estratégia de cache pode ser útil incluem:


Acesso frequente a dados grandes ou complexos que são lentos de recuperar ou calcular, como banco de dados ou consultas de API.

Redução de carga de trabalho em sistemas de back-end, como servidores de banco de dados ou sistemas de arquivos.

Melhoria de desempenho em aplicações web, como aceleração de páginas da web ou aumento de velocidade de carregamento de conteúdo dinâmico.

Redução de custos de recursos, como redução de tráfego de rede ou uso de armazenamento.

Melhoria do desempenho em aplicativos móveis, ao armazenar dados no dispositivo para evitar a necessidade de baixá-los novamente.

Estratégias de cache devem ser bem avaliadas e não é uma questão a ser avaliada apenas em situações de ganho de performance, mas cache pode colaborar também com custo (pode aliviar os recursos de uma fonte de dados original, por exemplo).



Alguns exemplos de uso inadequado de cache incluem:

  1. Armazenamento de dados sensíveis ou confidenciais em cache, o que poderia expor esses dados a ataques maliciosos.

  2. Armazenamento de dados desatualizados ou incorretos em cache, o que poderia levar a informações incorretas sendo exibidas ou utilizadas.

  3. Utilização de uma política de cache inadequada, como armazenamento de dados por períodos de tempo muito curtos ou muito longos, poderia resultar em dados desatualizados ou desperdício de recursos.

  4. Não lidando com problemas de invalidade, como a necessidade de remover itens do cache quando eles são atualizados ou excluídos.

  5. Não considerando o impacto do cache em problemas de escalabilidade, como o aumento do tráfego ou aumento de dados armazenados, pode causar problemas de desempenho ou instabilidade.