Squads sem colaboração, são departamentos

A importância das Guilds no modelo de Squads

Com a crescente onda da famosa "transformação digital", veio com ela nomes como "Produtização", Jornada de usuário, Squads, Tribos... Porém, podemos estar deixando de lado alguns pontos que são fundamentais para gerar colaboração e toda proposta que queremos adotar, acaba falhando. Especificamente hoje, vou falar das Guilds e como são importantes no trabalho com Tribos e Squads.

Mas, o que são Guilds?

Vou tomar a liberdade de pegar emprestado uma definição já utilizada em outro artigo: "Guildas podem ser um pouco mais difíceis de implementar, elas exigem motivação da equipe e podem requerer algum grau de coordenação. Aconselho começar com algo pequeno, identificar um problema ou algo que possa ser melhorado e reunir um pequeno grupo de membros da equipe para resolvê-lo. Atribuir um lead ao grupo (não precisa ser um 'lead' ou um número de gerenciamento - é realmente melhor se não for porque pode dar oportunidade aos membros da equipe) e usar isso como seu 'piloto'. Escolha algo tecnicamente ideal, algo que a equipe gostaria de trabalhar, assim, quando os outros membros da equipe virem os resultados e resultados, outras guildas seriam mais fáceis de serem formadas". Origem: https://www.linkedin.com/pulse/organiza%C3%A7%C3%A3o-agile-team-squads-chapters-tribes-guilds-da-silva 


O Desenho do formato de guild é mais ou menos assim.

Mas não seria uma nova Squad?

Não, pois o principal ganho das Guilds não é simplesmente colaborar para uma iniciativa onde possuem muitos interessados, mas sim o compartilhamento de conhecimento entre esses participantes e consequentemente esses participantes vão levar de volta esse conhecimento para suas Squads, garantindo evoluções em iniciativas cross Squad e disseminação desse conhecimento entre essas Squads.

Ah, importante, não confundir Guild com Chapter. Os Chapters são focados em skills (front, QA, Arquitetura...), já Guilds, são mais valiosas em iniciativas colaborativas. Por exemplo, Guild é uma forma de promover a cultura Inner Source (ver https://medium.com/@yukikokdias/o-que-%C3%A9-inner-source-e-por-que-voc%C3%AA-deveria-implement%C3%A1-lo-dentro-de-sua-empresa-3c46b11a0e5d)  


Em resumo, usar Squads é importante para nos especializarmos nas etapas da jornada do usuário, mas toda empresa possui iniciativas cross ou que vários times se beneficiam. As Guilds ajudam com essas iniciativas e garantem a evolução delas, além de gerar engajamento nos participantes por permitir que saiam da rotina de suas Squads. É benéfico para o colaborador, para a empresa e para a cultura. Não usar pode acabar gerando um sentimento de departamento e o conhecimento acaba sendo pouco compartilhado entre os times.